Notícias

Exposição conta história da Embaixada da Itália no Brasil desde a criação

A Embaixada da Itália no Brasil promove até o dia 18 de setembro, uma exposição fotográfica que remonta a história da instituição, desde a criação no Rio de Janeiro, em 1919, aos dias atuais, em Brasília. A mostra funcionará de segunda a sexta, das 16h as 19h; sábado, domingos e feriados, das 10h as 16h. A entrada é gratuita.

Vinte e dois painéis totalizam 61 fotografias dispostas em cavaletes de cristal projetados pela designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi oferecem, em um sinuoso percurso, um passeio histórico pela residência italiana no Brasil. A mostra A Embaixada da Itália em Brasília: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto ilustra episódios marcantes ocorridos na sede, que se fixou no Rio de Janeiro em 1919 e mudou-se para Brasília em 1972, onde se encontra até hoje. Definida pelo Embaixador italiano em Brasília Francesco Azzarello como “uma construção dentro de uma construção”, a instituição se ampara na imponente história dos italianos que cruzaram o Atlântico no século 19 para erguer uma nova vida em paralelo ao país, que vivia uma era de expansão e autodescobrimento.

Fotografias históricas da antiga sede, um Solar em Laranjeiras, se contrapõem aos registros atuais do imponente prédio brasiliense desenhado por Pier Luigi Nervi e captados pela conceituada fotógrafa de arquitetura Joana França. Em adição à mostra fotográfica, o pintor Carlos Bracher, descrito pelo embaixador como um “amante da cultura italiana”, apresenta dois quadros pintados em parceria com 80 alunos cegos, surdos e surdos-mudos da rede oficial de ensino do DF. Para sedimentar a história, a Embaixada da Itália distribuirá um livro especial sobre a mostra que será entregue em formato impresso àqueles que visitarem a instalação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios