Notícias

Adolescentes italianos notívagos apresentam comportamentos de riscos, navegando em excesso pela web

Entre os adolescentes italianos, Facebook e smartphones já são um 'fenômeno de massa'. De fato, na faixa dos 13 anos, oito em cada 10 têm perfil no Facebook (eram 10% a menos um ano atrás). De acordo com a Autoridade das TLCs muitos dos 30% dos celulares italianos que dão acesso à internet  estão nos bolsos de adolescentes: 65% da amostra possuem um. 

O fenômeno surge da pesquisa "Hábitos e Estilos de Vida dos Adolescentes" da Sociedade Italiana de Pediatria, que adverte que nas cidades os comportamentos de risco são bem maiores. 

O levantamento também indica que os jovens são um povo de "sonâmbulos": mais de 50% vai dormir após as 23h, mesmo tendo que ir à escola no dia seguinte, gastando essas horas assistindo à TV ou navegando na internet. Enquanto 17% (média nacional) se conectam à rede por três horas diárias, nas grandes cidades a média sobe para 25,4%.

E enquanto 80% têm um perfil no Facebook, nos grandes centros urbanos esse número excede 85%. 

Além disso, no âmbito da navegação na web, os comportamentos potencialmente perigosos são praticados justamente por adolescentes que vivem em áreas metropolitanas. Por exemplo, 5,3% dos adolescentes disseram que já receberam e aceitaram propostas de sexo na internet de um desconhecido, mas a porcentagem sobe para 5,8% entre os mais jovens que vivem nas grandes cidades. 

Da mesma forma, 7,5% disseram que postaram fotos suas provocantes na rede, mas o número chega a 18,5% entre os adolescentes das metrópoles. O sexo, no entanto, não parece ser uma prioridade.

Também em relação ao cigarro se percebe o "efeito área metropolitana": os fumantes assumidos passam dos 32% (média nacional) para 37,2%. Outro pesadelo é a questão do peso: um terço das entrevistadas já fez dieta e a tendência parece 'contagiar' também os rapazes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios