Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi visita zona atingida por terremoto na Itália

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, visitou a cidade de Amatrice e toda a zona atingida pelo terremoto de 24 de agosto, que deixou quase 300 mortos no centro da Itália.

Amatrice, localizada na região do Lazio, província de Rieti, e berço do molho "alla matriciana", ficou completamente destruída e com um balanço sangrento de 237 vítimas no tremor de 6 graus na escala Richter.

Renzi se reuniu com o prefeito Sergio Pirozzi e com o chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio. O premier prometeu que a Justiça italiana "fará sua parte" para reparar os desabrigados e familiares das vítimas, e para investigar culpados pela proporção dos danos do terremoto.

"Devemos, principalmente, pensar em reconstruir tudo, evitando desperdícios como os que já ocorreram no passado. Iremos adiante, fazendo as coisas bem e de maneira rápida", disse.

O Conselho de Ministros da Itália aprovou hoje o decreto de lei que autoriza medidas e investimentos nas áreas atingidas pelo terremoto. "Aprovamos nesta manhã o decreto de lei sobre o terremoto. Tínhamos prometido: não deixaríamos vocês sozinhos. E assim faremos, todos juntos", escreveu Renzi no Twitter.

As autoridades estimam que os danos causados pelo terremoto sejam de 4 bilhões de euros. Para acelerar o processo do início da reconstrução, o decreto aprovado pelo Conselho de Ministros aloca 200 milhões de euros e "outras medidas que atingem um total de 300 milhões de euros", informou o subsecretário Claudio Di Vicenti. O representante destacou que para toda a reconstrução será liberada "uma cifra notavelmente mais consistente". As estimativas apontam 3,5 bilhões de euros para reerguer as construções privadas e um bilhão de euros para os prédios públicos. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios