Notícias

Assembleia da Venezuela empossa deputados impugnados

Contrariando uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela, a Assembleia Nacional (AN) empossou três deputados opositores que estavam com a candidatura impugnada por suposta fraude eleitoral.

Porém, eles atuaram normalmente na AN e causaram protestos dos chavistas, que chamaram a situação de "golpe". Isso porque, sem os três deputados, a oposição não conseguiria a chamada "supermaioria" – os dois terços dos assentos na Casa – que daria poderes semelhantes aos do presidente Nicolás Maduro à oposição.

Ainda sem os três parlamentares, os oposicionistas dominariam apenas três quintos da AN o que não permitiria, entre outras coisas, a diminuição do mandato do atual presidente ou a aprovação da reforma constitucional, que está agendada para votação neste primeiro semestre.

Essa seria a primeira vez em 17 anos – nos governos de Maduro e de Hugo Chávez – que os chavistas perderiam o controle absoluto da Assembleia. Para Maduro, a posse desses três nomes contestados causará uma "grande crise" na política venezuelana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios