Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Áustria pede “bloqueio” da ilha italiana de Lampedusa e é acusada de nazismo
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Áustria pede “bloqueio” da ilha italiana de Lampedusa e é acusada de nazismo
Notícias

Áustria pede “bloqueio” da ilha italiana de Lampedusa e é acusada de nazismo

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O líder do grupo Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu, Gianni Pittella, acusou a Áustria de querer transformar a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, em um campo de concentração.

A declaração foi uma resposta à proposta do ministro austríaco das Relações Exteriores, Sebastian Kurz, de interromper o transporte de refugiados e migrantes forçados que desembarcam nas ilhas italianas, principalmente Lampedusa, para o continente.

https://www.provincia.biella.it/

"O ministro Kurz quer transformar Lampedusa em um campo de concentração para migrantes. Essa não é a Europa pela qual lutamos", declarou Pittella, um dos mais ativos eurodeputados italianos.

Totò Martello, prefeito de Lampedusa e Linosa, única cidade da ilha, também reagiu e disse que as palavras de Kurz são as mesmas que se espera de um "nazi-skin" (skinhead nazista), não de um representante de um país da União Europeia.

"Evidentemente", afirmou Martello, "Kurz não sabe sequer o quanto é grande Lampedusa e se esquece que em nossa ilha vivem 6 mil pessoas que se sentem europeias, dá para ver que o ministro não sabe como ocorrem os desembarques e em quais condições são socorridos os migrantes que chegam em Lampedusa".

Mais próxima da África do que da Península Itálica, a ilha se tornou mundialmente famosa por servir de porta de entrada para milhares de refugiados e migrantes forçados que se arriscam nas "viagens da morte" no Mediterrâneo.

Por conta disso, o ministro das Relações Exteriores da Áustria defende que esses indivíduos sejam proibidos de seguir para a Itália continental e, por consequência, de circular pelo território da UE. Sua proposta foi feita nesta quinta, em Viena, após um encontro com seu homólogo italiano, Angelino Alfano.

A tensão entre os dois países tem se elevado nas últimas semanas por conta do aumento do número de pessoas resgatadas no Mediterrâneo. Até a manhã desta quinta-feira, 93,4 mil haviam desembarcado nos portos da Itália, um crescimento de 13,03% em relação ao mesmo período de 2016.

Com a perspectiva de mais solicitantes de refúgio circulando pela Península Itálica, a Áustria ameaça introduzir controles na fronteira em Brennero, um discurso que coincide com a aproximação das eleições no país, marcadas para 15 de outubro de 2017.

https://www.provincia.biella.it/

Por outro lado, a Itália cogita a hipótese de conceder 200 mil vistos humanitários a solicitantes de refúgio, o que daria a essas pessoas a possibilidade de viajar livremente pela União Europeia. A ideia é rechaçada pelos outros Estados-membros, principalmente pela Áustria, porém seria uma forma de forçar o bloco a participar ativamente do combate à crise migratória.

"Se a Itália continuar com as oportunas transferências para terra firme, de onde os migrantes prosseguem rumo ao norte, não apenas sobrecarregará a Europa Central, como também os naufrágios continuarão ocorrendo", justificou-se Kurz, acrescentando que, se Roma conceder vistos humanitários, a fronteira em Brennero será bloqueada.

Uma das principais exigências italianas é a plena implantação do programa de reassentamento estabelecido pela UE em setembro de 2015, que prevê a realocação de 39,6 mil pessoas acolhidas pelo país. Passados quase dois anos, apenas 7,6 mil moram redistribuídas, e nenhuma delas para a Áustria.

Você pode se interessar também por ...

Só em um dia, mais de 900 imigrantes desembarcam na Itália
Seleção italiana de vôlei é recebida com festa em Milão
Corpo de bilionário é recuperado em veleiro afundado na Itália
CATOLICISMO ROMANO: Papa Bento XVI comemora o dia da Imaculada Conceição
Explosão atinge refinaria perto de Florença e mata duas pessoas
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?