Notícias

Bebê nascido em barco de imigrantes ilegais comove os italianos

País que recebe 170 mil imigrantes todos os anos, a Itália se emocionou neste Natal com a história de Testimony Salvatore, criança que nasceu a bordo do Etna, um navio militar que resgatou centenas de pessoas que estavam à deriva no Mar Mediterrâneo. Entre os imigrantes estava a mãe de Testimony, Kate, uma nigeriana de 28 anos.

Kate viajava com outra filha, uma menina de 15 meses. As duas partiram da Nigéria há dois meses e embarcaram na Líbia depois de ter deixado o marido e dois filhos, de 6 e 10 anos, na Argélia. “Estou muito feliz com o nascimento do meu filho. Tive muito medo, mas tudo deu certo”, celebrou Kate, ainda no hospital.

Apesar de ter virado um “conto de Natal com final feliz” na mídia italiana, a história da nigeriana e seu bebê chamou a atenção para o drama vivido cotidianamente por imigrantes africanos que tentam atravessar o Mediterrâneo rumo à Europa. Somente nos últimos dias, 2,3 mil pessoas foram resgatadas pela marinha italiana. Na semana passada, haviam sido mil. A média é de 475 imigrantes por dia – mais de metade vem da Síria e da Eritreia.

Apesar dos esforços italianos, no último ano o número de vítimas fatais ao tentar a travessia atingiu um recorde de 3,4 mil pessoas, segundo a ONU, que denunciou a “indiferença chocante” dos países europeus em relação ao problema.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios