Notícias

Brasileiros são os cidadãos mais barrados na União Européia

Os brasileiros foram os cidadãos, não originários de países do próprio continente, mais barrado na Europa no primeiro semestre deste ano, repetindo a mesma situação verificada no ano passado. Só ficaram atrás dos ucranianos, segundo dados divulgados pela Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras.

De 26.490 pessoas que tiveram acesso negado, 1.863 são brasileiros, representando 6,3% do total.  Na liderança desse ranking, os originários da Ucrânia, com 5.033 recusas. Quase a maioria absoluta dos brasileiros foi barrada em aeroportos, 1.842. Nesse tipo de deslocamento, aliás, o país é o líder, com os norte-americanos (599) em segundo lugar.

As razões para que tivessem o seu ingresso negado: não teriam dado garantias que retornariam ao país de origem e suspeita de entrada irregular.

A alta incidência de barrados nos aeroportos é explicada pela distância entre o Brasil e a Europa. Afinal, enquanto os moradores do leste europeu podem se descolar por via terrestre – carros, trens -, os africanos se utilizam preferencialmente da via marítima. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios