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Vênus de Botticelli reaparece em campanha de turismo da Itália após polêmica

A deusa representada no famoso quadro “O Nascimento de Vênus”, do pintor Sandro Botticelli, protagonista da campanha do Ministério do Turismo para promover as belezas da Itália, reapareceu com uma mensagem dupla em inglês e italiano, após provocar polêmica no país. “Obrigado por me esperarem. Novas aventuras nos aguardam! Sei que você sentiu minha falta e gosto de saber que você se importou muito comigo. Eu prometi levar a beleza da nossa Itália para todo o mundo e foi isso que fiz”, diz um trecho do texto.

“Aeroporto após aeroporto, cidade após cidade. Porque quando você realmente ama algo, você quer compartilhar isso com o mundo inteiro. Nosso país merece brilhar cada vez mais e estou aqui para garantir que isso aconteça”, acrescenta a mensagem, finalizada com um coração vermelho.

Em junho passado, a Vênus de Botticelli foi apresentada como uma “influenciadora digital” que veste uma minissaia, anda de bicicleta e tira selfies na frente de monumentos icônicos da Itália, incluindo o Coliseu de Roma e a Catedral de Florença.

A iniciativa fez parte de uma campanha lançada pelo governo italiano, intitulada “Open to Meraviglia”, que foi duramente criticada e descrita como “ridícula” pelos internautas e pela imprensa local. A propaganda tinha como objetivo destacar as comidas e os vinhos do país europeu, bem como a rica oferta turística que a Itália oferece aos seus visitantes.

“E quem melhor do que eu para levar você para descobrir este lindo país, em qualquer época do ano? Eu sou Vênus. O ícone da Itália no mundo de hoje”, dizia a primeira mensagem, alvo de polêmica pela mistura de idiomas, baixa qualidade das imagens e traduções automáticas para turistas de todo o mundo.

Uma das principais controvérsias foi o fato de a Itália banalizar uma famosa figura da cultura italiana, que foi criada para representar o nascimento do amor e da beleza espiritual.

De acordo com o jornal italiano “La Repubblica”, a promotoria do Tribunal de Contas do Lazio abriu uma investigação sobre a campanha promocional do Ministério do Turismo, estrelada por Vênus, que custou 138 mil euros, na tentativa de esclarecer a razão pela qual ela desapareceu de junho até agora.

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