Notícias

Crescimento econômico da zona do euro está ganhando força, diz presidente do Banco Central Europeu

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que o crescimento econômico da zona do euro está "ganhando força". Em pronunciamento no Parlamento da União Europeia, o italiano também falou sobre o programa de compra de ativos lançado recentemente pela instituição financeira.

"A base para a retomada econômica na eurozona se reforçou claramente. Isso se deve à queda do preço do petróleo, à recuperação da demanda externa e à depreciação do euro", ressaltou Draghi.

No entanto, ele disse que a inflação nos países que adotam a moeda comum permanecerá "muito baixa" ou até negativa (deflação) nos próximos meses, também por causa da redução do custo do petróleo no mercado internacional. Contudo, o índice de preços deve voltar a aumentar "gradualmente" no final do ano.

Incentivo ao crescimento – Até o último dia 20 de março, o BCE já havia comprado 26,3 bilhões de euros em títulos de Estados que integram a zona do euro no âmbito do programa "quantitative easing" ("flexibilização quantitativa").

Em vigor desde o início deste mês, a iniciativa irá injetar cerca de 60 bilhões de euros mensais nos países que adotam a moeda comum. "Os resultados positivos do nosso programa de aquisições não devem distrair os outros de darem suas contribuições", alertou Draghi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios