Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Declaração final do G20 chega a acordos sobre clima e vacinas
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Declaração final do G20 chega a acordos sobre clima e vacinas
Notícias

Declaração final do G20 chega a acordos sobre clima e vacinas

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Após muitas horas de conversas e negociações, a Declaração Final da cúpula do G20 de Roma conseguiu atingir consenso sobre as metas para lutar contra as mudanças climáticas e também sobre uma maior distribuição de vacinas contra a Covid-19 no mundo.

Um dos pontos mais importantes foi o compromisso maior sobre a elevação da temperatura média global: dos 2°C previstos no Acordo de Paris, os líderes diminuíram para 1,5°C. A medida era muito defendida pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, que disse que a alteração era necessária porque essa é a nova previsão dos especialistas científicos para frear drásticas mudanças.

https://www.provincia.biella.it/

O texto diz que as nações “continuam empenhadas com o Acordo de Paris para manter o aumento da temperatura global sob 2°C e de prosseguir os esforços para limitá-lo em 1,5°C”. “Os impactos das mudanças climáticas em 1,5°C são muito inferiores em relação aos 2°C. Manter o objetivo de 1,5°C é uma grande manobra, que pedirá ações significativas e eficazes e o compromisso por todos os países”, diz o texto.

Porém, outro ponto polêmico, o de neutralizar as emissões de carbono até 2050 sofreu alterações. Ao invés de citar uma data específica, o documento cita que esse compromisso deve ser atingido “até ou por volta da metade do século”. O trecho sofreu críticas da China e da Índia, que estimam atingir o objetivo até 2060, mas também da Rússia.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, o ano de 2050 “não é um número mágico” e se “a União Europeia acredita nisso, os outros países tem outras ambições”.

“A Rússia vai buscar atingir a neutralidade até 2060. Não foi elegante […] e não foi respeitoso com os outros países do G20 apresentar a meta do G7”, criticou o russo. Ao mesmo tempo, Lavrov agradeceu a presidência italiana por ter “ajudado a fechara a negociação” em Roma.

Já entre os pontos mais facilmente acordados, estão o fim do financiamento para a construção de novas centrais que usem carvão como energia até o fim de 2021 e que os países têm compromissos “comuns, mas diferentes” quando o assunto é o combate às mudanças climáticas.

Isso significa que os países mais pobres ou emergentes precisam de ajuda financeira dos países mais ricos para enfrentar “os custos da transição verde”.

Por conta disso, os líderes concordaram com um fundo para o clima no valor de 100 bilhões de euros para apoiar os países de baixa e média renda em todo o mundo. Eles também afirmaram que serão necessárias “novas ações” sobre o clima ainda nessa década.

https://www.provincia.biella.it/

Vacinação

Além do clima, os líderes do G20 firmaram acordos sobre a vacinação e o combate à pandemia de Covid-19, bem como sobre o enfrentamento de novas crises sanitárias. Conforme havia sido anunciado, foram confirmadas as metas de 40% da população mundial vacinada até o fim de 2021 e de 70% até a metade de2022.

“Para contribuir e avançar no objetivo de vacinar ao menos 40% da população mundial em todos os países até o fim de 2021 e de 70% até a metade de 2022, tomaremos medidas para contribuir no aumento do fornecimento das vacinas e produtos e instrumentos médicos essenciais nos países em via de desenvolvimento e remover vínculos relativos a restrições de financiamentos”, diz o documento.

Afirmando que haverá um reforço nos investimentos na ciência, os chefes de governo e Estado estipularam que deve ser reduzido para 100 dias o prazo para desenvolver vacinas, testes e remédios no caso de novas pandemias. Atualmente, esse ciclo pode demorar até 300 dias.

Atendendo em partes os pedidos de China e Rússia, de um reconhecimento mais rápido das vacinas anti-Covid produzidas nesses países, os líderes se comprometeram a “reiniciar as viagens internacionais de maneira segura e ordenada”.

“Para tal fim, levando em consideração as politicas nacionais de saúde pública, reconhecemos a importância de padrões compartilhados para garantir viagens sem interrupções, incluindo os requisitos e os resultados dos testes, os certificados de vacinação, a interoperacionalidade e o reconhecimento recíproco das aplicações digitais, continuando a proteger a saúde pública e garantindo a privacidade e a proteção dos dados”, diz o documento.

Outros temas

O texto ainda ressalta a importância de focar nas mulheres e nas adolescentes “que foram atingidas de maneira desproporcional pela pandemia” e de colocá-las no “centro de nossos esforços para poder andar adiante de maneira melhor”.

“Nos compromissamos a aplicar o planejamento do G20 para e além do objetivo de Brisbane e para melhorar rapidamente a qualidade e a quantidade do trabalho feminino, com particular atenção para colocar fim às desigualdades de gênero”, ressalta ainda.

Os líderes do G20 ainda pontuaram sobre a “plena inclusão dos migrantes” nas sociedades, já que a pandemia também forço o deslocamento de milhares de pessoas.

“Nos comprometemos em tomar medidas para apoiar a plena inclusão dos migrantes, incluindo os trabalhadores, e os refugiados, no espírito de cooperação internacional e em linha com as políticas, as legislações e as circunstâncias nacionais, garantindo o pleno respeito aos seus direitos e liberdades fundamentais independentemente do seu status migratório”, ressalta.

Você pode se interessar também por ...

PESQUISA: Presidente italiano Giorgio Napolitano tem confiança de 87% da população
Cineasta italiano Marco Bellocchio virá ao Brasil para ser homenageado na Mostra de Cinema de SP
Vaticano proíbe que cinzas do morto sejam guardadas em casa ou espalhadas
Protesto em Roma acaba em confusão e deixa feridos
GRAVE CRISE ECONÔMICA: Banco da Itália faz previsões negativas para crescimento do PIB
TAGGED:Declaração final do G20 chega a acordos sobre clima e vacinas
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?