Notícias

Deputado italiano Fábio Porta recebe o Título de Cidadão Paulistano

A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) concedeu, o título de Cidadão Paulistano ao deputado italiano Fabio Porta, representante, na Câmara dos Deputados da Itália, dos italianos residentes na circunscrição América do Sul. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Antônio Donato (PT).

“A cidade de São Paulo é a cidade mais italiana fora da Itália. E o Fábio é um deputado eleito pelos italianos que vivem aqui. Ele morou muitos anos na nossa cidade e trabalhou de forma intensa na cooperação entre o Brasil e a Itália. Ele é, na prática, um exemplo da cooperação entre os dois países, e homenageá-lo é também homenagear a todos os seus conterrâneos e descendentes que ajudaram a construir nossa cidade”, disse o vereador.

Porta nasceu em Caltagirone, na Sicília, em 5 novembro de 1963. É casado e tem duas filhas. Formado em Sociologia Econômica na Universidade La Sapienza, em Roma, especializou-se em “Educação de Adultos” na Universidade de Firenze.

“Sinto São Paulo como se fosse minha cidade. Foi aqui que conheci minha esposa e tive minhas filhas, então para mim não existe orgulho maior do que ser honrado com esse Título de Cidadão Paulistano”, disse o homenageado da noite.

De 1982 a 1986, Fábio foi Secretário Nacional do Movimento Estudantil de Ação Católica Italiana. Em 1986 inicia sua militância política e sindical na Unione Italiana del Lavoro (UIL). Foi também diretor da Escola de Formação Política do Centro Cultural “W. Tobagi” de Roma e professor de Sociologia da Comunicação na Universidade Popular de Roma (UPTER).

Em 1994, passa a se dedicar às relações entre Itália e América Latina, como chefe de projetos de um programa de formação sindical financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Em 1998, se transferiu para São Paulo para dirigir e coordenar o Patronato ITAL, a União dos Italianos no Mundo (UIM), Centro de Assistência Fiscal (CAF) e o instituto de formação profissional “Armando Suffredini”. Em 1999 foi nomeado Conselheiro Técnico da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

De 2000 a 2008 foi Presidente do Patronato ITAL-UIL, cargo que deixou em março de 2008 quando foi eleito deputado para o Parlamento Italiano pela circunscrição América Meridional com quase 17.000 votos. Atualmente é membro da Comissão Permanente de Relações Exteriores e Comunitárias e vice-presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Exterior.

Participaram da homenagem o Consul Geral da Itália em São Paulo, Ministro Plenipotenciário Mauro Marsili; a vice-prefeita Alda Marco Antônio; o presidente da União dos Italianos no Mundo, Plínio Gustavo Adri Sarti; a presidente do Comitê para Italianos do Exterior de São Paulo, Rita Blasioli Costa; e o deputado federal Carlos Zaratini (PT-SP).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios