Notícias

“Devemos pensar em nossos filhos”, diz primeiro-ministro italiano Matteo Renzi sobre União Europeia

O premier da Itália, Matteo Renzi, disse que a União Europeia (UE) deve pensar mais nas novas gerações e menos em orçamentos e burocracias, durante a cúpula de líderes europeus em curso em Bratislava, capital da Eslováquia.

"A estabilidade das nossas crianças é ainda mais importante do que as regras", disse o italiano antes da reunião que definirá as diretrizes dentro do bloco econômico para lidar com a saída do Reino Unido, o "Brexit", anunciado em junho.

Ainda de acordo com Renzi, "a bruta notícia do 'Brexit'" pode levar o bloco a fazer "uma reflexão muito séria" e a se relançar.

O presidente da França, François Hollande, por sua vez, declarou que existe consenso com Renzi e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre a agenda que a UE deve adotar a respeito de temas relacionados à seguranças, economia e o futuro do bloco.

A UE ainda espera que o governo britânico envie formalmente o pedido de desligamento do bloco, baseado no Tratado de Lisboa. A partir daí, serão iniciados os trâmites burocráticos para a saída total do país. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios