Notícias

Diretor do Banco Central da Itália diz que as “agências de risco” fazem análises superficiais

O diretor-geral do Banco Central da Itália (Bankitalia), Fabrizio Saccomanni, afirmou que as agências de classificação de risco têm feito uma análise "sociopolítica simplista, superficial e apressada", em referência ao anúncio da Standard & Poor's de colocar o rating de 15 países da zona do euro em revisão.

"Se é para chamar a atenção, a mensagem foi recebida, do contrário o problema está mal exposto", disse Saccomanni, acrescentando que a Europa atravessa uma "crise grave mas está tratando de fazer o que deve fazer".

Ele destacou que "o rebaixamento instantâneo pedido pelos mercados não pode ser feito e seria prejudicial. A Europa está tomando as medidas necessárias".

Saccomanni avalia que o plano de austeridade aprovado pelo governo de Mario Monti "vai na direção correta: está atento às finanças públicas e ao crescimento".

"Os problemas não se resolvem de um dia para o outro", justificou o diretor do Bankitalia, para quem revitalizar o crescimento de seu país demanda "uma coerência em conjunto" e o "novo governo identificou claramente as prioridades". 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios