Notícias

Liga Norte aprova novo estatuto com ambição nacional

O partido italiano Liga Norte aprovou um novo estatuto, em um congresso extraordinário realizado em Milão que introduziu mudanças para permitir que a legenda tenha operação nacional e flexibilidade para concorrer em eleições de âmbitos diversos. “Hoje é o início de um percurso belíssimo. É o batismo de um movimento que tem a ambição de relançar a Itália no mundo”, disse o líder da Liga Norte, Matteo Salvini, no Hotel Da Vinci.

O congresso extraordinário da Liga Norte modificou o estatuto da legenda fundada em 1991 por Umberto Bossi e cuja última atualização ocorreu em 2015. De acordo com o senador da Liga Roberto Calderoli, a Liga passará a ser “nacional”. “Sei que algumas pessoas têm nostalgia da Liga Norte. Mas, se quisermos mudar as coisas, temos que conquistar os votos das regiões centro e sul do país também”. “Somos e continuaremos sendo um partido popular, que está ao lado do povo, motivo pelo qual tantas pessoas votam na Liga. Mas o estatuto atual não responde mais às exigências do movimento”, ressaltou. “Temos a necessidade de sermos duas pessoas jurídicas diversas, ou seja, teremos a Liga Norte e a Liga Salvini Premier”, concluiu Calderoli. “A Liga Norte continuará existindo porque devemos respeitar os compromissos com a Promotoria de Gênova”, explicou.

Entre principais as mudanças no estatuto, está a possibilidade do uso do símbolo da Liga (o guerreiro Alberto da Giussano) para outros movimentos políticos. Isso significa que a legenda “Liga Salvini Premier” poderia usar o símbolo antigo da Liga Norte em pleitos como as eleições europeias.

Sardinhas – Durante o congresso da Liga, o movimento dos “Sardinhas”, que se opõe ao populismo na Itália, fez um protesto a poucos metros do Hotel Da Vinci. O ato reuniu cerca de 60 manifestantes, que carregavam faixas e cartazes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios