Notícias

E-BOOK: Livros eletrônicos disponíveis no mercado italiano triplicaram em 2010

Os títulos de livros eletrônicos disponíveis no mercado italiano mais do que triplicaram em 2010, indicam dados da Associação Italiana dos Editores (AIE) apresentados no encontro 'E-book: os primeiros sinais do mercado', que se realizou durante a Feira da pequena e média editora Piu' libri piu' liberi em Roma. 

A leitura na versão em e-book interessa mais de um milhão de italianos, entre os quais 1,3% comprou um livro na versão e-book nos últimos 12 meses. Segundo os cálculos baseados em dados do IE-Informações Editoriais, são hoje 5.900 os títulos e-book disponíveis em italiano (exceto artigos de revistas científicas e acadêmicas) e chegam a cobrir 1,5% dos títulos "comercialmente vivos".

Em janeiro de 2010 eram 1.619, equivalentes a 0,4%. Segundo os cálculos do escritório de estudos AIE sobre 5.135 amostras, 70% dos títulos são narrativas adultas em italiano, seguidas à distância dos clássicos (11,5% dos títulos), dos policiais (8,4%), da ficção científica (4,1%) e do romance (3,7%). 

Confirmam-se assim as estimativas apresentadas em meados do ano: atualmente o e-book ocupa na Itália 0,1% dos negócios do mercado (€ 3.440.000). Nos Estados Unidos, segundo a Association of American Publishers, as vendas de e-book devem superar até o fim do ano 9% do total das vendas de livros. 

No ano passado foram 665 mil os que compraram livros eletrônicos, mas está entre os 'ecléticos' – isto é, os italianos que muitas vezes associam conteúdos culturais e tecnologia, a maior concentração de gente que declara "ter comprado' file de e-book de plataformas estrangeiras e/ou italianas: 238 mil pessoas ou 36% de quem os compra. 

Há uma forte correlação de gênero (1,7% homens contra 9% das mulheres) e título de estudo (2,3% entre os formados contra os 0,7% dos que concluíram o ensino médio). Continua a crescer a leitura e o hábito de ler em telas digitais que mais ou menos triplicou desde 2006, implicando mais de 2 milhões de italianos acima dos 14 anos, sempre segundo os estudos AIE sobre o Observatório permanente dos conteúdos digitais. 

Mais de um milhão de italianos (2,1%) afirma ter lido um e-book. As pequenas editoras já estão publicando 6% de seus títulos no formato e-book. São 131 as editoras italianas que têm no catálogo ''pelo menos um título'' no formato e-book em língua italiana. Destas, 94 são pequenas editoras, com um catálogo médio de 16 títulos eletrônicos. No total, o catálogo que desenvolvem é de 1.472 e-book, correspondente a 6% dos títulos que os pequenos editores propuseram, incluindo novidades e reimpressões em 2009.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios