Notícias

Eleição de Mattarella acelera reformas, diz primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, destacou que a eleição do novo presidente do país, Sergio Mattarella, vai acelerar as reformas propostas por seu governo.

 

"A eleição do chefe de Estado turbina, não atrasa as reformas. Eu não vou passar os próximos meses conversando com os partidos pequenos, mas sim com os italianos para reiniciar nosso país", disse o premier em entrevista à RTL.

 

Ressaltando que está "muito contente" com a eleição de Mattarella, ele minimizou o atrito nas relações com o partido Forza Italia (FI), de Silvio Berlusconi. "Na Câmara, o FI não é importante do ponto de vista numérico, mas sim com ideias de reformas parecidas. Se eles não quiserem, faremos as reformas sem eles", destacou.

 

O premier se referia aos acordos feitos com Berlusconi para ter o apoio do FI nas votações da série de reformas do governo. Com a indicação do nome de Mattarella, desafeto do ex-premier italiano, as relações entre os dois ficaram muito abaladas.

 

Berlusconi chegou a acusar Renzi de traição e fez com que seu partido votasse em branco no escrutínio que elegeu o novo chefe de Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios