Notícias

ESTUDO: Pesquisadora italiana afirma que sono ajuda no processo de aprendizagem

Dormir serve para reorganizar e consolidar memórias acumuladas durante o dia, de modo a encontrar espaço para as coisas que se aprenderão no dia seguinte, segundo os resultados de dois estudos científicos. Pesquisadores de duas universidades tentaram entender a relação entre sono e aprendizagem, observando o que ocorria no cérebro das moscas da fruta. No primeiro estudo, os especialistas descobriram que as conexões entre as células nervosas do cerebelo (sinapses) aumentam em número e tamanho durante as horas de vigília, para se tornarem normais durante o sono.

Este fenômeno é particularmente visível nas moscas que estão em um ambiente estimulante e que aprendem muito graças à presença de outras iguais. Para tanto, a reorganização das lembranças acumuladas exige mais tempo e por isso precisam dormir mais.

"O sono serve para limpar as sinapses recém-criadas", disse Chiara Cirelli. "Precisamos criar espaço para permitir a formação de novas conexões, caso contrário você corre o risco de bloquear o processo de aprendizagem", acrescentou.

Esta operação de limpeza "serve para poupar energia e, para o cérebro, a energia é fundamental. Aprender sem dormir é algo insustentável do ponto de vista energético", acrescentou a pesquisadora italiana. CONTRA O ABORTO: Marcelo Silva, Maria Aparecida Santos, Guido Ludovico, Fabio Botto Farhan, Padre Juarez de Castro e Anita Lima Pereira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios