Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Estudo revela que cai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Estudo revela que cai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento na Itália
Notícias

Estudo revela que cai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Estudo revela que cai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento na Itália
Compartilhar

Estudo revela que cai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento na ItáliaCai a taxa de natalidade, mas aumentam os nascimentos fora do casamento, ao mesmo tempo em que também aumenta a idade das mães. É o mostra o mais recente relatório do Istat (Instituto Italiano de Estatísticas) sobre a natalidade da população residente. Os dados de 2009 e de 2010 confirmam o novo declínio das taxas de natalidade no país: enquanto os nascidos em 2009 foram 568.857, em 2010 caíram para 561.944, aproximadamente 15 mil a menos em dois anos. A recuperação lenta mas contínua da natalidade, que começou em 1995 – quando se registrou o mínimo histórico de nascimentos (526.064), foi interrompida.

De acordo com o Istat, essa queda nos nascimentos se deve à diminuição dos nascidos de ambos os pais italianos (25 mil a menos em dois anos), enquanto os nascidos de pelo menos um pai estrangeiro continuam a aumentar, embora em um ritmo mais lento: em média cinco mil crianças a mais em 2009 e 2010, a metade do aumento verificado em 2008. 

Os nascidos de [ambos os] pais estrangeiros superaram os 77 mil em 2009 e os 78 mil em 2010, pouco menos de 14% do total de nascimentos. Se a estes se somam também os nascidos de casais mistos se chega a 102 mil nascimentos de pelo menos um dos pais estrangeiros em 2009 e 107 mil em 2010 (respectivamente 18% e 19% do total). 

O relatório do Istat também revela que as mulheres se tornam mães cada vez mais tarde: mais de 6% dos recém-nascidos têm mães com pelo menos 40 anos, enquanto continua o declínio dos nascidos de mães com menos de 25 anos (11,1% do total).

O que apresenta um aumento crescente é o número de nascimentos fora do casamento, que em 2010 ultrapassaram os 134 mil (23,6% na média nacional). No centro-norte do país, em particular, os nascidos de pais não casados são cerca de um em quatro e chegam a roçar os 30% em muitas regiões da Itália.

O número médio de filhos por mulher registrou um retrocesso nos últimos dois anos se comparado à lenta, porém progressiva recuperação que iniciou em meados dos anos 90 (1995 foi o ano da menor taxa de fertilidade, com 1,19 filhos por mulher).

De acordo com as estimativas mais recentes, as mulheres residentes na Itália têm em média 1,41 filhos, com valores equivalentes a 1,31 filhos para as cidadãs italianas e 2,23 para as estrangeiras.

Você pode se interessar também por ...

Itália e China assinam memorando sobre “Nova Rota da Seda”
Corte Constitucional da Itália rejeita referendo pedido por Salvini
Jurista será primeira mulher a chefiar província de Roma
Bolsa de Milão supera 34 mil pontos pela primeira vez
Italianos morrem durante mergulho em Salerno
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Catolicismo Romano

Papa Leão XIV critica “injusta” concentração de riqueza e pede redistribuição

Fabio Botto
Fabio Botto
10 de abril de 2026
Itália discute projeto para proibir redes sociais a menores de 15 anos
Meloni celebra negociações entre Israel e Líbano; Tajani visitará Beirute
Itália lidera mercado global de vinhos, mas setor enfrenta desafios
Histórico ossuário de Nápoles reabrirá as portas em 18 de abril
Giorgia Meloni classifica disparos israelenses contra Unifil como “irresponsáveis”
Chanceler italiano elogia trégua entre EUA e Irã e defende solução diplomática
União Europeia cobra que Israel respeite trégua e interrompa ações no Líbano
Papa Leão XIV expressa “esperança” após cessar-fogo entre EUA e Irã
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?