Notícias

Primeiro-ministro italiano Enrico Letta é ovacionado na Universidade de Sorbonne, em Paris

O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, foi ovacionado neste sábado (26) na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde fez o discurso de abertura de um evento sobre a Europa, que contou com a presença de ministros, políticos, intelectuais e estudantes.

"Este deve ser o século da Europa, que será influente no mundo apenas se estiver unida", disse o premier na conclusão da sua fala, após a qual foi aplaudido de pé durante mais de um minuto. Na sua apresentação de meia hora, Letta se disse um "europeísta" e defendeu a luta contra o populismo no continente. "O grande debate daqui pra frente será aquele da Europa do povo contra a Europa do populismo. Quem deseja a Europa do povo não deve mais se esconder, como tem acontecido até hoje. Não podemos vencer se permanecermos tímidos", afirmou.

Letta também lembrou que a zona do euro deve ter instituições próprias, e não apenas o Banco Central, que segundo ele, é obrigado a assumir funções políticas que não são suas. "Também é necessário que a zona do euro crie um balanço e uma política europeia, mas isso só será possível se ficarmos unidos. Sozinhos não teremos um papel influente no mundo", ressaltou o premier.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios