Foi aberta a estação de caça aos sonegadores neste verão na Itália. Em 2011, estima Luigi Magistro, diretor-geral da Receita Federal, em conversa com a ANSA, se calcula uma receita acima de € 11 bilhões. Quase um bilhão a mais do que em 2010 (€ 10,2 bilhões).
Começa assim a campanha de verão contra a sonegação. Na mira, estão os estabelecimentos comerciais, iates luxuosos e celebridades. Também serão veiculados comerciais na TV para envergonhar os sonegadores.
O Ministério da Economia junto com a Receita Federal e o Departamento de Informação e Editoria da presidência do Conselho de Ministros, lançou uma campanha de comunicação institucional para sensibilizar os cidadãos sobre "a necessidade e a importância de pagar os impostos".
O objetivo, explica a Receita, é "reduzir a evasão fiscal também graças a atitudes ativas dos cidadãos, conscientizando-os de que, sem a receita fiscal, não é possível prestar serviços públicos. Em resumo, aqueles que sonegam impostos, vivem à custa dos outros e prejudicam a todos".
A campanha, desenvolvida pela agência de publicidade Saatchi & Saatchi, está dividida em dois comerciais televisivos e dois anúncios radiais, que também estarão em outdoors nas estações ferroviárias e aeroportos de Milão e Roma, bem como em anúncios nos principais jornais e revistas.
A iniciativa começou nesta terça-feira usando os espaços gratuitos na televisão e rádio da RAI. "Aqueles que vivem à custa dos outros, diz um dos anúncios, prejudicam a todos. Combater a evasão é do teu interesse".
Os mesmos temas, com pequenas variações, se repetem também nos spots radiais. Os parasitas, no entanto, são sempre alvo do desprezo dos cidadãos de respeito do amanhã.