Notícias

Países da União Europeia aprovam regulamentação para inteligência artificial

Uma reunião dos Representantes Permanentes dos 27 Estados-membros da União Europeia (Coreper I)  aprovou o “AI Act”, um conjunto de regras para regulamentar a inteligência artificial.

Em dezembro de 2023, negociadores chegaram a um acordo para elaborar regras “históricas” sobre o tema, estabelecendo restrições sobre como a IA pode ser usada na Europa.

O comissário europeu para a Indústria, Thierry Breton, comemorou a aprovação no X (antigo Twitter): “Uma primeira vez histórica… O AI Act desencadeou paixões… E com razão! Hoje os 27 Estados-membros aprovaram por unanimidade o acordo político atingido em dezembro, reconhecendo o equilíbrio a que os negociadores chegaram entre inovação e segurança. A UE é IA”.

A expectativa, agora, é de que o Europarlamento vote as propostas em suas comissões de Mercado Interno e Liberdades civis em fevereiro, e que o texto vá ao plenário entre março e abril.

Se aprovada, a legislação deverá entrar em vigor ainda em 2024, mas incluirá um período de implementação de 36 meses.

Os requisitos para modelos de inteligência artificial já serão aplicados após um ano.

O projeto divide os sistemas de IA em quatro categorias, dependendo do risco potencial à sociedade. Os considerados de alto risco serão submetidos a regras rigorosas para entrar no mercado da UE, e passarão por supervisão.

Os enquadrados na categoria de menor risco não terão regras adicionais, enquanto os intermediários terão que seguir determinadas obrigações de transparência.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios