Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Fabio Panetta toma posse no Banco Central Italiano focado no euro digital
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Fabio Panetta toma posse no Banco Central Italiano focado no euro digital
Notícias

Fabio Panetta toma posse no Banco Central Italiano focado no euro digital

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Por Chiara de Felice – Em seu primeiro discurso como governador do Banco Central da Itália, Fabio Panetta retomou uma questão que acompanhou pessoalmente até o mês passado, o euro digital, posicionando o Banco da Itália como líder no apoio à moeda do futuro.

Ele alerta que o projeto deve prosseguir, pois o custo da não emissão pode ser significativo. Conectado por vídeo a uma conferência organizada em Frankfurt pelo Banco Central Europeu sobre as implicações macroeconômicas das moedas digitais, o governador destacou que os bancos centrais têm a obrigação de garantir a estabilidade, tanto monetária quanto financeira, e naturalmente são inclinados à prudência. “Mas prudência não deve significar inação”, esclareceu.

https://www.provincia.biella.it/

Panetta liderou a força-tarefa do BCE sobre o euro digital até sua nomeação para a liderança do Banco da Itália. Pouco antes de partir para Roma, ele conduziu o projeto para sua segunda fase, passando da fase exploratória para a preparatória.

Para a possível emissão, serão necessários pelo menos mais dois anos, nos quais o BCE desenvolverá testes, simulações e o quadro regulatório, incluindo questões de privacidade, da moeda que deverá coexistir, não substituir, o dinheiro físico nos 20 países da Zona do Euro.

Segundo Panetta, as vantagens das moedas digitais dos bancos centrais serão significativas.

Em primeiro lugar, garantirão concorrência, privacidade e o bom funcionamento dos pagamentos, algo que o mercado de pagamentos digitais atualmente não pode assegurar, sendo dominado por várias empresas privadas orientadas principalmente para seus lucros e interesses, e não para os dos cidadãos.

Num ambiente de rápida expansão (os pagamentos digitais triplicaram na zona do euro entre 2019 e 2022), é necessário agir rapidamente para fornecer aos cidadãos uma alternativa confiável e pública, acessível sem os limites e condições impostos pelas empresas que oferecem serviços de pagamento hoje.

“Enquanto as transferências bancárias e os débitos diretos pan-europeus funcionam graças a esquemas de pagamento e infraestruturas europeias, não é o caso dos cartões e alguns tipos de pagamentos online, cujo uso está crescendo desproporcionalmente”, explicou Panetta,.

Ele destacou como “os pagamentos pan-europeus estão nas mãos de atores internacionais”, aumentando a dependência dos canais de pagamento que eles fornecem.

https://www.provincia.biella.it/

Portanto, é necessário implementar uma solução “pública e abertamente acessível que proteja a concorrência, atenda às necessidades dos consumidores e preserve a autonomia europeia”.

Você pode se interessar também por ...

Em visita ao Arsenal da Esperança, presidente Mattarella diz que “cada pessoa é patrimônio único”
“Árvore de Natal do Papa” chega ao Vaticano
FABIO BOTTO FARHAN: Carlo Conti será diretor artístico do tradicional Festival Sanremo 2015
Crise da coleta de lixo pode fazer Europa congelar verbas para Nápoles, no sul da Itália
Itália aumenta participação no Festival de Cannes 2024
TAGGED:Fabio Panetta toma posse no Banco Central Italiano focado no euro digital
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
Cantor italiano Domenico Modugno será homenageado em Polignano a Mare, na Puglia
Professores italianos documentam legado da imigração vêneta no Brasil
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?