Duas famílias vizinhas protagonizam uma disputa legal há 20 anos na Itália por causa da fumaça de uma churrasqueira, informou o jornal “Corriere del Veneto”.
Segundo a publicação, a briga ganhou um novo capítulo após o Tribunal de Cassação enviar o caso envolvendo as famílias de Tavernelle di Sovizzo, na província de Vicenza, de volta ao Tribunal de Apelação de Veneza.
Em 2004, a família Tonin recorreu à justiça de Vicenza porque estava incomodada com a fumaça produzida pelo churrasco de seus vizinhos, alegando que a churrasqueira foi construída muito perto da divisão entre as duas propriedades.
Já em 2007, os juízes de primeira instância rejeitaram o pedido de demolição da churrasqueira, não a considerando uma “construção” e, portanto, não se enquadrando nas regulamentações de planejamento urbano para edifícios, mas ordenaram que a família alvo do processo, os Cozza-Monterisis, encontrasse uma maneira de reduzir o inconveniente.
Por sua vez, a família Tonin apelou, mas perdeu novamente em 2019. Na sequência, recorreu à Suprema Corte, que ordenou agora um novo julgamento, justificando que até mesmo uma lareira deve ser considerada uma “construção”.