Notícias

FEDERALISMO: Texto é rejeitado pelo Parlamento Italiano

Uma comissão bilateral do Parlamento italiano rejeitou o documento da maioria governista sobre o chamado federalismo municipal, após a votação que terminou empatada em 15 a 15, em parte devido ao voto contrário de Mario Baldassarri, senador do partido Futuro e Liberdade (FLI) liderado por Gianfranco Fini, ex-aliado do premier Silvio Berlusconi.

Como Baldassarri se uniu ao voto compacto dos partidos da oposição (Partido Democrata, Itália dos Valores e União Democrática de Centro) o resultado foi idêntico ao da maioria governista (Povo da Liberdade e Liga Norte, aos quais se somou se somou Helga Thaler, senadora do partido autonomista do Tirol meridional) e o texto foi rejeitado.

Este empate marca una derrota significativa para a maioria governista, e mais especificamente para a Liga Norte, patrocinadora da reforma.

Pouco depois da votação no Parlamento, Berlusconi convocou uma reunião de emergência na sua residência privada de Palazzo Grazioli.

O projeto que foi rejeitado pela comissão bicameral é parte de uma série de reformas de cunho federal defendidas pela Liga Norte, e prevê que uma parte dos impostos pagos pelos contribuintes seja destinada para as despesas em seu próprio município, eliminando ao mesmo tempo os fundos que o Estado distribuía aos governos locais. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios