Notícias

FABIO BOTTO FARHAN: Mario Monti anuncia que também ocupará o cargo de ministro da Economia da Itália

O novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, disse que também será o ministro de Economia do país. Monti fez o anúncio a jornalistas após dizer ao presidente Giorgio Napolitano que formara um novo governo.

Mario Monti aceitou oficialmente o cargo de primeiro-ministro da Itália, oferecido a ele no domingo pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, para recuperar a confiança da Europa e dos mercados diante da crise. Agora, o Parlamento terá que ratificá-lo como chefe de governo após a renúncia de Silvio Berlusconi, causada pela pressão dos mercados e da União Europeia.

O governo de união que Monti irá liderar recebeu a aprovação dos dois grandes partidos da Itália .

Nos últimos dias, desde que foi indicado, Monti se reúne com políticos em busca de acordos. Ele conta com o apoio de diversos partidos políticos, mas ainda precisa da aprovação do Senado e da Câmara dos Deputados para executar o pacote de austeridade.

O Partido Liga do Norte, de direita, informou que não dará apoio ao governo Monti.

Monti foi convocado depois de Napolitano ter concluído as consultas com os partidos com representação parlamentar, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e ex-presidentes da República, para encontrar uma solução para a crise aberta com a demissão, no dia 5, de Silvio Berlusconi.

Monti disse estar "tranquilo" e "convencido" de que a Itália será capaz de superar esta etapa difícil. "Todos têm plena consciência da atual situação de emergência e fé na firmeza das instituições e da sociedade civil" italianas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios