Notícias

Itália condena “ataque covarde” em Istambul

Uma forte explosão foi registrada em uma rua movimentada na área de Taksim, no centro de Istambul, e deixou “vários mortos e feridos”, informaram as autoridades turcas. De acordo com a imprensa local, o incidente ocorreu na rua Istiklal, e relatos divulgados nas redes sociais informam que as lojas da avenida foram fechadas e o espaço interditado.

O prefeito de Istambul, Ali Yerlikaya, especificou que pelo menos seis pessoas morreram e 53 ficaram feridas. Muitas equipes de saúde e policiais foram enviadas ao local.

Em vídeos publicados no Twitter – alguns feitos por câmeras de vigilância -, é possível ver o instante da explosão, que aparentemente ocorreu no meio de pedestres, e vários corpos ensanguentados no chão.

A causa da explosão ainda não foi esclarecida, mas as autoridades turcas, conforme o site Mynet, não excluem um possível ataque terrorista. O portal explica que as forças de segurança estão analisando as gravações das câmeras para determinar onde uma sacola cheia de explosivos teria sido colocada por um pedestre.

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, por sua vez, disse que o ataque foi obra de “uma mulherbomba”. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, classificou a explosão como um “ataque covarde” e ressaltou que “nossa nação deve ter certeza de que os responsáveis pela situação em Istiklal serão punidos como merecem”.

Entre 2015 e 2016, vários ataques terroristas contra Istambul foram assumidos pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI). No dia 10 de março de 2016, inclusive, um ataque provocou um massacre na rua Istiklal, o coração comercial de Taksim.

Na ocasião, um terrorista suicida se explodiu em frente ao gabinete do governador do distrito, causando cinco mortes e 36 feridos, incluindo 12 turistas estrangeiros. Já em 22 de março do mesmo, o Ministério do Interior da Turquia disse que as investigações concluíram que o EI havia organizado o ataque.

Itália:

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, expressou solidariedade ao povo turco e condenou a explosão no centro de Istambul. “Imagens terríveis de Istambul. A Itália expressa sua proximidade ao governo e ao povo turco e suas sinceras condolências às vítimas inocentes. Nossa Unidade de Crise está monitorando a situação e contatando nossos compatriotas”, escreveu no Twitter.

A Farnesina anunciou ainda que o “Consulado Geral e a Unidade de Crise acompanham a situação e o possível envolvimento dos compatriotas” na explosão em Istambul.

Em publicação no Twitter, a Farnesina disponibilizou o contato da “Unidade de Crise” (0636225) e do Consulado Geral da Itália em Istambul (+905554585844) para emergências.

O governo italiano também sugere o download do aplicativo ‘Unidade de Crise’ para todos os celulares para atualizações no local. No entanto, segundo novo comunicado, no momento, não há italianos nem entre as vítimas nem entre os feridos.

“A Itália condena com a maior firmeza o ataque covarde que chocou hoje a cidade de Istambul. Ao expressar solidariedade às famílias dos atingidos e votos de rápida recuperação aos feridos, o país reafirma sua proximidade com as instituições e o povo turco”, acrescenta a nota.

Já a primeira-ministra Giorgia Meloni expressou suas “profundas condolências” à Turquia. “As imagens de Istambul são terríveis, quero expressar nossas mais profundas condolências à Turquia pelo atentado sofrido e pela morte de cidadãos inocentes”, escreveu ela no Twitter.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios