Notícias

FUTEBOL ITALIANO: Por comprar partidas, Catania é rebaixado para a série C

O Tribunal Nacional da Federação Italiana de Futebol (Figc) condenou o Catania com o rebaixamento para a Lega Pro (série C) e a perda de 12 pontos no campeonato da temporada 2015/2016.

 

A punição foi aplicada após o ex-presidente do clube Antonio Pulvirenti confirmar a compra de cinco partidas por 100 mil euros para evitar que o Catania fosse rebaixado em campo.

 

A operação desencadeada pela Procuradoria de Catania e que terminou na Federação detectou a manipulação de resultados dos confrontos do clube na série B, através de interceptações telefônicas.

 

A fraude ocorreu nas disputas contra o Varese (3 x 0 no dia 2/4), contra o Trapani (4 x 1 no dia 11/4), contra o Latina (2 x 1 no dia 19/4), contra o Ternana (2 x 0 no dia 24/4) e contra o Livorno, no dia 2 de maio, em jogo que terminou empatado em 1 a 1. A partida contra o Avellino, no dia 19 de março, em que o Catania venceu por 1 a 0, também está sob suspeita.

 

O suborno ocorreu após o dia 21 de março, quando o Catania perdeu para o Virtus Entella, por 2 a 0, e entrou na zona de rebaixamento do torneio. Entre a 33ª e a 37ª rodada, o clube conseguiu pular dos 32 pontos para os 47 e ficar no centro da tabela.

 

Pulvirente e o ex-CEO Pablo Consentino foram ainda banidos por cinco anos de participar ou de entrar em qualquer evento relacionado ao futebol italiano.

 

Mais clubes rebaixados

 

Além do Catania, a Figc rebaixou para a série D – sem pontos de penalização – as equipes do Teramo e do Savona por terem combinado o resultado do último confronto entre os times. No jogo da rodada derradeira, o Teramo venceu o Savona e tinha conseguido subir para a série C.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios