Notícias

Futura chanceler da União Europeia, Federica Mogherini é elogiada em Bruxelas

Em uma carta conjunta, os líderes de todos os grupos políticos do Parlamento Europeu rasgaram elogios à ministra das Relações Exteriores da Itália, Federica Mogherini, que será a nova alta representante para Política Externa da União Europeia (UE) e passou por uma audiência em Bruxelas.

Para os coordenadores das forças que compõem o Congresso, a chanceler mostrou ser "bem preparada, dedicada e competente", dando uma impressão "muito positiva" com a sua atitude. Além disso, Mogherini foi aprovada por unanimidade pelos membros da Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento da UE.

Indicada pelo premier da Itália, Matteo Renzi, a ministra enfrentou alguma resistência por sua suposta falta de experiência – ela tem 41 anos. Além disso, algumas nações do leste, como as bálticas, a acusaram de ser muito leniente no trato com a Rússia. No entanto, a sabatina enfrentada pela chanceler na segunda-feira (6) acabou por derrubar essas críticas.

Na audiência de mais de três horas, Mogherini defendeu uma política externa que preserve a paz, previna conflitos e reforce a estabilidade internacional, construindo uma diplomacia comum dentro da União Europeia. Em uma declaração que certamente agradou os eurodeputados, a ministra ainda disse que a Rússia não é mais uma parceira, embora continue sendo um país estratégico, sobretudo para a Ucrânia, cuja integridade territorial não pode estar em discussão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios