Notícias

Governo de Minas e Fapemig assinam acordo com a Itália

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) assinaram um termo de cooperação técnica com a Região do Piemonte, Itália.

 

Foram discutidos os projetos do Programa Estratégico de Colaboração em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre Minas Gerais e Piemonte. Na área de Bioenergia o projeto está pronto e aprovado, pelos dois estados e o investimento é de 1 milhão de euros. O objetivo do encontro foi inserir a Fapemig nas ações de cooperação já existentes com a região do Piemonte e Saarland, na Alemanha. Além de abrir novas possibilidades de cooperação.

 

Participaram da missão o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges e a Assessora de Parcerias Internacionais da Sectes, Mariana Yazbeck. Eles visitaram o Politécnico de Torino (Polito) para participar de uma reunião com Silvana Rizzioli, representante da Fiat Brasil e o reitor do Polito, Francesco Profumo.

 

Durante a missão foi discutida a possibilidade da expansão de dois novos programas: o Programa de Intercâmbio Estudantil em Mobilidade Automotiva e o Programa de Design e Integração Competitiva do Território – Estrada Real, com o envolvimento e coordenação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e do Centro Minas Design.

 

O presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Alfredo Gontijo foi indicado pelo secretário Alberto Portugal para coordenar o programa de mobilidade no Brasil.

 

A Fapemig também propôs parceria com a Finpiemonte, empresa pública financiadora que trabalha com apoio ao desenvolvimento local e competitividade da região de Piemonte. A proposta é desenvolver projetos e programas conjuntos que envolvam instituições de ciência e tecnologia e o setor privado das duas regiões, promovendo a inovação e o desenvolvimento econômico, social e regional de Minas Gerais e do Piemonte.

 

Fonte: Jornal da Ciência

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios