Notícias

Itália registra crescimento zero no último trimestre

O Produto Interno Bruto da Itália (PIB) encerrou 2014 com crescimento negativo de 0,4%, de acordo com estimativas divulgadas pelo Instituto de Estatísticas do país, considerando os dados do último trimestre.

Entre outubro e dezembro do ano passado, a atividade econômica italiana registrou crescimento zero, em mais um trimestre de estagnação. O índice, porém, pode indicar o fim da recessão no país (caracterizada por dois trimestres seguidos de atividade negativa).

O dado oficial sobre o PIB de 2014 na Itália será divulgado no próximo dia 2 de março. Caso as estimativas se confirmem, será o terceiro ano consecutivo que a economia apresenta queda.

Em 2012, o PIB se contraiu em -2,3%. Em 2013, o índice foi de -1,9%. As últimas estimativas do governo para a economia previam uma retração de 0,3%, menor que os índices do Istat.

Trimestre

De acordo com o Istat, a Itália já está há 14 trimestres sem registrar crescimento na economia, mas conseguindo se livrar da recessão. Com base no instituto, o PIB não aumenta desde o segundo trimestre de 2011. Entre abril e junho de 2014, o índice ficou em -0,2%. No terceiro trimestre, em -0,1%.

Europa

Também foram divulgados dados sobre a atividade econômica dos países europeus. Na França, o PIB apresentou alta de 0,1% no quatro trimestre de 2014. Já a Alemanha teve um crescimento maior para o período, de 0,7%. Porém, o dado de Berlim não é oficial e faz parte apenas de um cálculo sazonalmente ajustado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios