Notícias

Italianos protestaram durante encontro entre o primeiro-ministro Mario Monti e François Hollande

Italianos que protestavam contra as políticas de austeridade do governo entraram em confronto com a polícia do lado de fora da Câmara dos Deputados, enquanto o primeiro-ministro, Mario Monti, reunia-se com o presidente francês, François Hollande, no prédio ao lado.

A polícia empurrou e golpeou um pequeno grupo de manifestantes que se separou do protesto principal para tentar romper um cordão de isolamento e chegar à porta da frente do Parlamento.

A multidão principal – de algumas centenas de pessoas — agitou bandeiras sindicais e chutou bolas de futebol na polícia de choque.

"Às vezes a gente sente que há uma divisão completa entre o que é discutido nas salas do governo e do Parlamento e os problemas reais das pessoas normais", disse à Reuters Maurizio Landini, secretário-geral do maior sindicato dos trabalhadores metalúrgicos, antes dos confrontos eclodirem.

Monti assumiu um governo de tecnocratas em novembro com a intenção de tentar evitar um calote desastroso das enormes dívidas da Itália. Para restaurar a confiança dos investidores, ele imediatamente aprovou um pacote de austeridade cheio de impostos que prejudicou sua popularidade.

Enquanto ele se encontrava com Hollande nesta quinta-feira, os rendimentos dos títulos de dívida da Itália superavam 6 por cento, tornando mais caro para Roma pagar sua dívida num momento em que o país está enfrentando uma profunda recessão que começou há um ano.

Ambos os líderes têm uma série de reuniões internacionais adiante que supostamente deverão mapear o futuro da zona do euro, incluindo uma cúpula da União Europeia em 28 e 29 de junho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios