Notícias

Junta da Cãmara dos Deputados da Itália adia análise do caso “Berlusconi e a jovem marroquina Ruby”

A Junta para as autorizações da Câmara dos Deputados da Itália suspendeu até a próxima terça-feira (25) a análise do caso da marroquina Ruby, a quem se atribui ter mantido relações sexuais com o premier Silvio Berlusconi quando era menor de idade. O exame do caso permitirá abrir para verificações os escritórios do contador do chefe de governo, Giuseppe Spinelli.

O pedido de adiamento foi feito pelo relator da medida, Antonio Leone, do governista Povo da Liberdade (PDL).

O exame pode durar algumas semanas. O prazo termina em 14 de fevereiro, de acordo com os regulamentos.

Na última terça-feira (18) o presidente da Junta, Pierluigi Castegneti, do opositor Partido Democrata (PD), antecipara que o PDL solicitaria um adiamento da análise da documentação enviada pela Procuradoria de Milão. "Eu entendo e não tenho nenhuma objeção, porque se trata de 389 páginas que devem ser lidas com atenção", disse.

O caso Ruby, derivação de Rubicuori (Rouba corações), continua sendo o foco do debate político. O PD pede a Berlusconi que renuncie, abrindo de fato a hipótese de antecipar as eleições. Já o PDL cerra fileiras em torno do chefe do Executivo e não poupa críticas aos magistrados milaneses. Uma voz dissonante é a de Carlo Giovanardim, subsecretário da presidência do Conselho de Ministros com poderes para a família, que disse: "Sugeri pessoalmente a Berlusconi para se dedicar à coleção de selos e à história da filatelia, por serem menos perigosas que outras coleções, mas talvez ele não siga meu conselho". 

Berlusconi se complica cada vez mais, frente aos pedidos de sua renúncia que chegam da ala opositora, das críticas da Igreja Católica, e do estado de confusão da população italiana, como reconheceu o presidente Giorgio Napolitano.

O escândalo sexual, de prostituição e abuso de poder pelo que Berlusconi é investigado, ameaça cada vez mais acabar com sua carreira política.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios