Notícias

MAU TEMPO CONTINUA: :Chuvas e ventos se somam à neve na Itália e deixam população em alerta

O mau tempo continua causando transtornos na Itália, com riscos de transbordamento de rios e avalanches, além de dificuldades nos transportes e prejuízos trazidos pela combinação de neves, chuvas e ventos dos últimos dias.

 

Há dois dias o país europeu foi atingido por fortes precipitações, sobretudo na região da Friuli-Veneza Giulia. Os níveis de chuva atingiram os 150 milímetros, com acúmulo de até 60 milímetros de água nas planícies.

 

A precipitação — que se soma à neve e ao frio que vêm causando estragos em toda a Europa nas últimas semanas — foi provocada pela mudança de temperatura, que subiu até 15º C após dias com índices abaixo de zero. O calor momentâneo derreteu o gelo e a neve e trouxe ventos de até 60 km/h associados à precipitação. 
 

O vendaval também afetou as regiões de Marcas e Abruzzo. Havia chances de transbordamento de rios na Toscana, Ligúria e Emilia-Romana, o que deixou em alerta a Defesa Civil e os bombeiros. Em La Spezia (Ligúria), residências próximas às margens do Magra, que ultrapassou seu leito, foram evacuadas. O mesmo aconteceu com moradores das proximidades do rio Serchio, na província de Pisa. 
 

Apesar de ter chovido em alguns locais, as neves continuaram provocando transtornos pelo país. Nas primeiras horas da manhã de hoje, o acúmulo de gelo causou rupturas nas linhas elétricas de trem nos trechos que vão de Milão a Bolonha e Gênova — todas cidades localizadas na parte norte do país, a mais afetada pelas neves e baixas temperaturas. 
 

Com o rompimento, sete trens com cerca de 800 pessoas a bordo ficaram parados na estação de Milão por mais de seis horas. A situação foi normalizada até às 11h locais (8h no horário de Brasília). 

Também houve cancelamentos de partidas e atrasos durante a manhã nos transportes ferroviários na Friuli-Veneza Giulia. No Piemonte, 15 trens foram suspensos e em algumas das linhas houve substituição por ônibus. 
 

No aeroporto Linate, em Milão, 15 voos foram impedidos de partir e 17 não puderam aterrissar nas primeiras horas do dia. 
 

Ainda é perigoso trafegar pelas rodovias por causa das grossas camadas de neve e gelo e há estradas fechadas e engarrafamentos em toda a parte norte da Itália. Em Bolzano, 30 centímetros de neve caíram durante a noite. 
 

Estações de esqui e passagens entre as montanhas nas regiões de Piemonte, Vêneto, Friuli-Veneza Giulia e Trentino Alto Ádige permanecem fechadas por causa dos riscos de avalanche — em Trentino, as chances de ocorrerem quedas de neve das encostas durante o dia de hoje está em 4, na escala de possibilidades que vai até 5.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios