Notícias

Ministério das Relações Exteriores da Itália chama iraniano para condenar ataque

O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou o encarregado de negócios do Irã em Roma, Mehdi Akouchekian, para condenar os episódios de violência registrados na embaixada britânica em Teerã.

De acordo com a Farnesina (Chancelaria italiana), foi demonstrada ao diplomata iraniano a plena solidariedade ao governo do Reino Unido.

Roma também pediu garantias absolutas sobre o respeito dos princípios fundamentais de inviolabilidade das pessoas e das representações diplomáticas, previstos, em particular, nas Convenções de Viena de 1961 e 1963.

O encarregado de negócios do Irã na Itália, por sua vez, definiu como "inaceitáveis" os ataques à embaixada e afirmou que Teerã irá adotar "medidas urgentes e necessárias" para resolver o problema.

Na última terça-feira, dezenas de manifestantes iranianos atacaram e saquearam a embaixada britânica em protesto contra as recentes sanções aprovadas pelo Reino Unido por conta do programa nuclear iraniano.

Em resposta, Londres ordenou o fechamento imediato da representação diplomática iraniana no Reino Unido e deu um prazo de 48 horas para que todos os funcionários do local deixem o país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios