Notícias

Morre na Itália aos 64 anos Claudio Castiglioni, fundador e proprietário da marcar histórica Cagiva

Claudio Castiglioni, presidente da fabricante de motos MV Agusta, e também proprietário da marca histórica Cagiva, morreu aos 64 anos em Varese, onde morava, depois de uma doença.

Castiglioni nasceu como empresário com a marca Cagiva, que significa Castiglioni Giovanni Varese, do nome de seu pai. Em 1985 comprou a Ducati, que depois foi vendida a um fundo norte-americano, e em 1990 a MV Agusta. 

Problemas financeiros e o mercado mundial difícil levaram à cessão também da MV Agusta, comprada de volta pelo empresário varesino, exatamente um ano atrás, pelo preço simbólico de ##euro# 3, pagos à Harley-Davidson.

Claudio Castiglioni, no comando da empresa, recentemente colocou como CEO o filho Giovanni 'junior', junto com Massimo Bordi, um dos arquitetos responsáveis pelo sucesso da Ducati. 

''Fizemos as motos mais lindas do mundo e continuaremos a fazê-lo'', disse no ano passado Claudio Castiglioni à ANSA, quando recomprou a MV Agusta, a marca com a qual começou a correr e a vencer também Giacomo Agostini. 

A notícia da morte do 'pai' de algumas das motos italianas mais bem sucedidas e famosas do mundo – como as Ducati 916 e Monster ou a MV Agusta Brutale – já está sendo muito comentada na rede por motociclistas e entusiastas. 

Castiglioni também é lembrado como o único empresário italiano que venceu o Paris-Dakar (em grande número entre os anos 80 e 90) com uma 'sua' moto, una Cagiva Ducati com motor de dois cilindros.

Muitos dos posts estão em Moto.it, o maior portal italiano do setor, onde se lê por exemplo a mensagem de Paulica: ''Sem ele, Ducati, Husqvarna, MV-Agusta já teriam sido esquecidas há muito tempo: uma mente como a sua, fará falta para sempre''. Ou a de Massa 06: ''Na elegância de suas criações, na amargura dos momentos difíceis, lamento a perda de um homem que fez de sua vida uma paixão: as suas motocicletas serão as testemunhas eternas da genialidade, requinte e sensibilidade de um visionário que, mais do que ninguém, foi capaz de condensar ícones do motociclismo mundial''. CAMPANHA 2011 CONTRA O ABORTO E EUTANÁSIA: Beatrice Ludovico, Pietro Dimi, Padre Marcelo Rossi, Fabio Botto Farhan, Padre Juarez de Castro e Helio Manso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios