Variedades

Museu Egípcio de Turim prepara candidatura a patrimônio Unesco

O Museu Egípcio de Turim, na Itália, prepara sua candidatura para ser tombado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O anúncio foi feito pelo diretor Christian Greco, durante a apresentação de uma exposição sobre o Antigo Egito. “Queremos candidatar o Museu Egípcio e a Academia de Ciências, que têm sede no mesmo palácio barroco, como patrimônio da Unesco”, declarou.

Segundo Greco, a campanha não englobará apenas o aspecto arquitetônico e a coleção física, mas também a “cultura imaterial”.

O Museu Egípcio detém o segundo maior acervo de arte e objetos do Antigo Egito no mundo, atrás apenas do Museu do Cairo, e completa 200 anos de existência em 2024.

“O [título de] patrimônio Unesco agora tende a valorizar os saberes intangíveis e imateriais”, ressaltou o diretor, acrescentando que a discussão sobre a candidatura ainda está em fase inicial.

A Unesco é a responsável por definir os locais tombados como patrimônios mundiais da humanidade, destacando monumentos, edifícios, conjuntos arquitetônicos, regiões ou até cidades inteiras por seu valor histórico, arqueológico, natural, cultural ou ambiental.

Além disso, a entidade também confere a distinção de patrimônio cultural imaterial da humanidade para tradições, saberes, formas de expressão, celebrações, festas, músicas e costumes de determinado país ou localidade, como a “arte dos pizzaiolos napolitanos”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios