Notícias

Pedidos de refúgio na União Europeia batem novo recorde

Entre janeiro e outubro de 2015, os pedidos de refúgio na União Europeia atingiram o número recorde de 1.056.000, um quarto deles realizado na Alemanha. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado foram apresentadas 662 mil solicitações. Os dados foram divulgados pelo Escritório Europeu de Apoio ao Asilo (Easo).

 

 Além disso, o atraso na análise desses pedidos é tão grande que, se as chegadas ao bloco de candidatos a refugiados se interrompessem de uma hora para outra, seria necessário um ano para dar vazão às solicitações feitas até aqui.

 

Já a agência da UE para o controle de fronteiras (Frontex) informou que mais de 540 mil imigrantes desembarcaram nas ilhas gregas nos primeiros 10 meses de 2015. Os sírios ainda constituem o grupo mais significativo, porém a entrada de afegãos também aumentou bastante nas últimas semanas.

 

Somente em outubro, mais de 150 mil pessoas fizeram a rota marítima entre Turquia e Grécia, contra cerca de 8,5 mil no mesmo período do ano passado. Geralmente, essas pessoas costumam cruzar os Bálcãs, passando por países como Macedônia, Sérvia, Croácia e Hungria, para chegar à parte mais rica da União Europeia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios