Notícias

Presidente do Banco Central Europeu diz que agora é o momento da Itália pensar em seu crescimento

O presidente do Banco central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que agora é o momento da Itália pensar em seu crescimento.

Trichet encorajou "todo tipo de ação voltada a realizar reformas estruturais capaz de estimular o crescimento e aumentar o potencial, porque o potencial da Itália é imenso, enquanto o crescimento está abaixo das capacidades complexas do país".

Para sustentar o crescimento "poderiam introduzir-se muitas medidas, como liberalizar das profissões, melhorar a flexibilidade do mercado de trabalho, a instrução e o training, para conseguir catalisar a inovação", sugeriu o presidente do BCE em entrevista à imprensa italiana.

Ele acredita que um dos pontos "de força" da Itália é o "espírito empresarial" e a "capacidade individual e das famílias em fundar uma empresa".

Trichet definiu "importante e talvez não suficientemente notado" o fato de que a Itália terá um avanço primário positivo a partir do próximo ano. "Encorajamos o país a continuar nesta linha e a fazer o possível para consolidar o avanço primário e para alcançar o objetivo de uma paridade de balanço até 2013", afirmou ele.

Para o funcionário europeu "o que conta é o objetivo final. As decisões tomadas recentemente pelo governo italiano do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, permitem avançar de forma significativa naquela direção. Ainda não se sabe se outras medidas serão necessárias, mas a meta foi definida, o que é fundamental".

Trichet destaca que para enfrentar a crise econômica é necessário "mais unidade na Europa" e convida os governos a "respeitarem os pactos".

Ele lembrou que "desde 9 de agosto de 2007 estamos lidando com a pior crise depois da Segunda Guerra Mundial".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios