Variedades

O Renascimento italiano: somos campeões – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

O dia 11 de julho de 2021 marca na história italiana o momento do renascimento: em Londres, no lendário estádio de Wembley, a Itália sagrou-se campeã da Europa, pela segunda vez.

Em 14 de novembro de 2017, a Itália empatou com a seleção da Suécia por 0 a 0 e deu adeus às possibilidades de ir à Copa do Mundo da Rússia no ano seguinte. Em 60 anos, era a primeira vez que a Itália não participaria de um mundial de futebol.

A Squadra Azzurra, quatro vezes campeã do mundo, chegava ao período mais terrível de toda a sua história.

Pois bem, após o fracasso, a Itália se reinventou. Percebeu que precisava de uma nova visão, de um novo conceito, de um renascimento.

A seleção italiana que tradicionalmente usa dois uniformes (as camisas azul e branca), inspirada no Renascimento Italiano, período mágico das artes na história mundial, produziu uma camiseta, uma terceira camisa, com a cor verde, pontuada de flores de lis, símbolo da renascença nas artes e que seria símbolo da renascença no futebol.

Fato é que, após a Copa do Mundo da Rússia, em que os italianos assistiram pela TV a França sagrar-se campeã, sob o comando do técnico Roberto Mancini que trouxe para sua comissão grandes companheiros da época em que Mancini marcou época pelas cores da Sampdoria (de Gênova), mesclando a experiência de veteranos como Giorgio Chiellini (que estava no fatídico jogo de 2017) e jovens revelações como o goleiro Donnarumma (eleito melhor jogador do torneio europeu), Chiesa, Barella, o ítalo-brasileiro Jorginho e o grande meia-atacante Insigne, dentre tantos outros grandes valores, a Itália deu a volta por cima e alcançou o posto máximo de uma seleção europeia.

Sinceramente, eu estava preparado para fazer texto semelhante se a valorosa seleção inglesa vencesse o torneio, afinal, o vice campeonato também deveria ser comemorado e muito, como verdadeiro renascimento. Mas, “abbiamo vinto” e somos campeões!

Auguri !

Arrivederci !

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios