Notícias

Fabricantes de calçados italianos buscam novas parcerias no Brasil

Numa promoção do Instituto Italiano de Comércio Exterior – ICE, entidade governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, e da Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI, 17 empresas italianas participam da 36ª Couromoda, que acontece de 12 a 15 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo.

Além disso, a EMI- Ente Moda Itália organiza pela primeira vez sua participação na Couromoda 2009 onde sete empresas italianas de prêt-à-porter apresentam suas coleções no Pavilhão Italiano. A EMI – Ente Moda Itália foi criada em 1983, por iniciativa do Centro de Moda e Sistema da Itália, que promove e difunde o "Made in Italy" no exterior por meio da participação das empresas associadas em feiras internacionais de moda.
O Pavilhão Italiano conta com 200 metros quadrados, onde as empresas participantes buscam parcerias com indústrias nacionais para produzir seus produtos no Brasil e América Latina. Eles trazem o selo "Made in Italy", de alto valor agregado e com preço final médio e alto.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Secex-Medic, de janeiro a outubro de 2008, a Itália vendeu ao Brasil 7 milhões de dólares ou 60 mil pares. Em contrapartida, no mesmo período, 5,9 milhões de pares "Made in Brasil" foram vendidos no mercado italiano, totalizando 118,3 milhões de dólares.

O objetivo do grupo de empresas calçadistas, coordenado pela ANCI, é reforçar a presença no Brasil dos calçados com o selo "Made in Italy", que se destacam pelo design, alta qualidade dos componentes utilizados e acabamento, buscando novas parcerias e visando incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países. Grande parte das associadas à ANCI são empresas de pequeno e médio porte, que representam 70% do faturamento total de toda a produção italiana de calçados. A entidade, por meio da A.N.C.I. Servizi S.r.l., é organizadora do MICAM Shoevent, importante Feira Internacional de Calçado, que acontece em Milão.

Integram o Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda as marcas de calçados: Alberto Gozzi, Aldo Brue, Ballin, Bruno Magli, Franco Ballin, GFratelli Rossetti, Gianmarco Lorenzi, Iris, Luciano Padovan, Pakerson, Vito Artioli e o Consorzio Vigevano Export, presente com cinco de suas associadas: Brunate, Caimar – Cesare Martinoli, Speroni Renato Cenedella, Sultana e Pè Pè.
Integram o Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda – as marcas de vestuário: Bresciani, I Pinco Pallino, MA.AL.BI, MAC''S Cashmere, Marly''s, Sportswear Company e View di Monica Crestan.

Consorzio de Vigevano Exportação – congrega 56 empresas do setor e organiza feiras e missões. Isso permite que seus associados unam-se e fortaleçam-se para participar de eventos internacionais, o que seria inviável de modo autônoma. As empresas consorciadas produzem maquinários, calçados e acessórios. A cidade de Vigevano, conhecida mundialmente por seus famosos designers de calçados, concentrou grande parte da produção calçadista italiana, sendo considerada o berço desta indústria.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios