Notícias

Ministro italiano dp Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola elogia acordo energético

O ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola, definiu  como "um passo adiante" o acordo firmado entre produtores e consumidores de petróleo com o intuito de estabilizar os preços do combustível.
   
"Com a assinatura de diversos ministros de 63 países, inicia-se um trajeto importante para poder alcançar a estabilidade nas cotações do petróleo", disse Scajola à ANSA, ao lado do presidente do Instituto Italiano de Comércio Exterior, Umberto Vattani, e do embaixador italiano no México, Roberto Spinelli.
   
Os participantes do 12º Fórum Internacional de Energia (FIE), realizado entre ontem e hoje no balneário mexicano de Cancun, acordaram na criação de um grupo diretivo de alto nível para incentivar o diálogo entre consumidores e produtores de petróleo e reduzir a volatilidade dos mercados.
   
O ministro italiano destacou que o grupo "não decidirá os preços do petróleo, mas constituirá um efetivo fórum de encontro entre produtores e consumidores que conduzirá, inevitavelmente, a uma estabilidade do preço e evitará a volatilidade atualmente prevalecente".
   
Scajola qualificou a reunião como "um êxito" e disse que o pacto acarretará "em uma organização internacional" que representa um "passo adiante" no diálogo entre as nações.
   
Participaram da 12 ª edição do FIE representantes das nações que integram a Associação Internacional de Energia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), além dos emergentes Brasil, China, México, Índia e África do Sul.
   
Também compareceram diretores das principais companhias petrolíferas, como a Chevron, Repsol YPF, Nigerian National Petroleum, Exxonmobi e Saudita Aramco.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios