Notícias

Pesquisadora do Amazonas realizará estudos científicos na Itália

A estudante Valéria Pacheco irá cursar os dois últimos períodos do curso de Enfermagem na Itália. Ela é uma das contempladas pelo Programa ‘Ciência sem Fronteiras’, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e será inserida em pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Estudos de Padova.

A aluna viaja no final do mês para a Itália, onde passará 11 meses. “Depois que comecei na iniciação científica, minha curiosidade aumentou tanto em pesquisa quanto na vontade de conhecer outros projetos. Esta oportunidade dada aos alunos é importante, pois podemos conseguir algo inesperado, além de contribuir com a pesquisa para o desenvolvimento do nosso Estado, ressaltou.

Valéria Pacheco realizou um estudo que consistiu em investigar o tempo que a mulher leva para procurar assistência após a detecção de um nódulo nos seios. O trabalho será levado ao conhecimento do público em Manaus, no mês de outubro, durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

De acordo com a universitária, as expectativas são grandes em relação ao Programa ‘Ciência sem Fronteiras’. “Os cursos em que me inscrevi foram relacionados ao câncer. Com essa viagem, vou poder me aprofundar sobre o tema, e com certeza vamos ter uma fonte valiosa de informações, além da troca de conhecimentos”, destacou.

Resultados do estudo

Durante a pesquisa realizada pela estudante, foram investigadas 158 mulheres com diagnóstico de câncer de mama, com idade média de 51 anos, sendo que mais de 41% eram moradoras do interior do Amazonas, e 55% admitiram conhecer o autoexame. Questionadas se o praticavam, 82% disseram que sim.

O estudo também apontou que 45% das mulheres informaram realizar apenas duas vezes por mês o autoexame e 58% das entrevistadas foram motivadas a procurar o serviço da saúde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios