Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano diz que Itália responderá a expectativas

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, afirmou que o país possui "opções particularmente espinhosas para superar a crise".

Ele ainda destacou que a "União Europeia espera com urgência sinais importantes de compromisso e de responsabilidade por parte de um dos seus países fundadores, mas que estaremos à altura deste dever". 

Em discurso no Instituto Romano da Finlândia, Napolitano afirmou "ter certeza que a Itália e suas forças sociais e políticas estarão à altura da tarefa [de sair da crise]".

Ele recordou que as decisões que a UE espera servirão para "alcançar os objetivos financeiros e a retomada do crescimento econômico e social necessários para sair da crise".

Já o comissário da UE de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, destacou que "a primeira coisa a se fazer na Itália é restabelecer a estabilidade política e a capacidade de tomar decisões" para governar o país. 

Na última terça-feira, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi anunciou que renunciará ao seu cargo após a votação das medidas de austeridades para controlar o déficit italiano, que deve acontecer até o final deste mês. 

"O aumento do spread na Itália, se não tiver um impacto dramático no curto prazo, logo terá consequências sobre a economia real e sobre o crescimento", afirmou o comissário.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios