Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano será premiado como o “futurista do ano”

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, será premiado pela revista Il Futurista, ligada ao partido Futuro e Liberdade da Itália (FLI), como o "futurista do ano".

Segundo a publicação, dirigida por Filippo Rossi, o chefe de Estado deu neste ano "uma bela lição ao resto do mundo político" e indicou um caminho para uma melhora "que não é apenas econômica".

"O presidente da República teve coragem e lucidez, soube antecipar os tempos e guiou 'morbidamente' o Parlamento italiano na redescoberta da responsabilidade e do bem comum", atestou o Il Futurista.

Para a publicação, Napolitano "permitiu à Itália se libertar (por ora) sem muitos solavancos do berluconismo", que a revista classificou como "um coágulo de poder que marcou as últimas duas décadas deste país".

O Il Futurista continua, afirmando que essa mudança, que parecia "nada mais do que uma utopia", permitiu a comemoração "digna" dos primeiros 150 anos da Itália.

O país, segundo a revista, queria talento, visão, vontade e "a capacidade de desfazer um jogo ainda armado".

Napolitano foi eleito neste mês como o "homem do ano" e o "italiano do ano" pelas revistas Wired e Famiglia Cristiana, respectivamente.

Neste ano, o chefe de Estado italiano foi um dos protagonistas nas mudanças do poder político em seu país ao nomear um governo técnico, liderado pelo novo premier, Mario Monti, para substituir Silvio Berlusconi, que renunciou ao cargo.

O Il Futurista tem alinhamento com o FLI, liderado por Gianfranco Fini, que formou o grupo ao sair da base de apoio do governo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios