Notícias

Primeiro-ministro italiano Enrico Letta diz que não teme “efeito Berlusconi” no governo

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, negou temer que as condenações e a possível perda de mandato do ex-premier Silvio Berlusconi possam prejudicar o governo.

"Os italianos precisam de um governo, de respostas e de atitudes concretas", argumentou Letta em entrevista à imprensa local. No início do mês, a Suprema Corte italiana confirmou a condenação a quatro anos de prisão a Berlusconi por crimes de fraude fiscal, no processo que ficou conhecido como "Mediaset". Ele ainda corre o risco de perder seu cargo no Senado — o tema está sendo analisado por uma comissão especial de parlamentares –. Sobre essa comissão, chamada de "junta" na Itália, Letta demonstrou distância das decisões.

"É uma decisão que diz respeito ao Senado e à comissão. Eu sempre separei essas questões e continuo fazendo isso", afirmou. Em declarações recentes, Berlusconi, por sua vez, deu a entender que uma possível cassação de seu mandato pode colocar em risco a sustentação do governo Letta, que conta com o apoio deu seu partido, o Povo da Liberdade (PDL). O ex-premier também anunciou que apresentará um recurso à Corte Europeia de Direitos Humanos, em Estrasburgo. O recurso de Berlusconi será argumentado em uma violação do Artigo 7 da Carta Internacional dos Direitos Humanos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios