Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti pede mais medidas para crescimento na União Europeia

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou que a União Europeia (UE) poderia adotar mais medidas para incentivar o crescimento econômico e a formação de um mercado comum.

Segundo ele, o bloco "não está agindo bem" em termos de crescimento, pois dedica muito tempo à construção de instituições, e não à criação de um mercado único.

Ao participar de um programa televisivo italiano, o premier disse também que deve levar certo tempo para a Itália alcançar um crescimento econômico satisfatório.

"O baixo crescimento é devido a peculiaridades culturais. É muito importante se convencer de que, nos últimos dez ou 15 anos, houve um crescimento econômico insuficiente, apesar de isso ser negado até há pouco tempo", afirmou.

Monti, porém, destacou a importância da aproximação com a Alemanha em tempos de crise financeira e econômica.

"Temos que seguir a Alemanha [na questão de contribuir com o crescimento], mas também agradecê-la", comentou.

Já o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou em uma coletiva de imprensa, que "a colaboração entre Berlim e Roma foi intensificada nesta fase de crise".

"Há uma grande concordância entre o governo alemão e o governo de Mario Monti sobre políticas anticrise e sobre disciplina nas contas públicas", disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios