Notícias

Primeiro-ministro Mario Monti diz que seu governo se aprofundará nas reformas institucionais

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, garantiu que seu governo aprofundará as reformas institucionais indicadas no governo anterior, de Silvio Berlusconi. 

Após um encontro em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o premier explicou que o programa entregue pelo governo anterior durante a última Cúpula do G20 será "o ponto de partida" para a aplicação de medidas em sua gestão.

Ele e Barroso não chegaram a entrar em detalhes sobre a questão da redução do déficit e do equilíbrio para o orçamento de 2013, limitando-se a tratá-la em "termos gerais", confirmou Monti após a reunião.

Na próxima sexta-feira (25) ele receberá em Roma o comissário da UE para Assuntos Financeiros e Econômicos, Olli Rehn, para debater pontos da política econômica italiana.

Por sua vez, Barroso admitiu que o desafio que Monti enfrentará "é imenso" e que seu governo "tem uma responsabilidade histórica", mas advertiu que não se pode esperar soluções milagrosas, em se referindo especificamente aos mercados.

O presidente da Comissão Europeia indicou ainda que a Itália precisa de determinação na aplicação das medidas anunciadas, de esforço para manter um avanço primário e de intervenções para aumentar o potencial de crescimento.

O premier italiano comentou ainda que a visita a Bruxelas para se reunir com autoridades da União Europeia (UE) "não faz parte da atividade internacional", já que o bloco "é o lugar onde se expressa a melhor parte de cada Estado-membro". 

Monti ainda defendeu que os países da zona do euro não devem criar divisões com as demais nações do continente, uma vez que "há fortes interesses comuns".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios