Notícias

Nazista foi enterrado na Itália em local secreto

O corpo do ex-agente da SS Erich Priebke foi enterrado de maneira secreta na Itália, em um cemitério desativado de uma prisão, informou o jornal La Repubblica. Um artigo assinado pelo diretor do diário, Ezio Mauro, afirma que o túmulo não contém inscrições.

Há apenas um número de identificação, o qual foi revelado somente a familiares do nazista, e uma cruz de madeira. "Se não se pode divulgar o local do túmulo, é melhor considerar essa história como concluída", escreveu Mauro. Segundo o jornalista, dois homens foram encarregados de sepultar o corpo, mas somente um deles sabia onde Priebke seria enterrado. A transferência do cadáver para o cemitério ocorreu durante uma madrugada de sábado para domingo do fim de outubro. O diretor da prisão onde o nazista foi enterrado chegou a ser convocado a Roma pelas autoridades, que pediram sigilo absoluto sobre o túmulo. "Nem os guardas da prisão conhecem a identidade do último cadáver enterrado e, naturalmente, nem o prefeito e o presidente da região italiana onde fica o cárcere", garantiu Mauro.

Priebke morreu no dia 11 do mês passado, aos 100 anos de idade, na Itália. Ele foi um Hauptsturmführer (capitão) da SS — organização militar ligada ao partido nazista e a Adolf Hitler — durante a Segunda Guerra Mundial.

Algumas cidades italianas, incluindo Roma, e o governo da Argentina (país onde ele viveu após a Segunda Guerra Mundial) se recusaram a sepultar o corpo de Priebke.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios