Notícias

PROTESTO: Centuriões e gladiadores retornam ao Coliseu, em Roma

Os turistas que estiveram no Coliseu, o monumento mais visitado da capital italiana, se depararam com um espetáculo surpreendente: homens vestidos de centuriões e gladiadores da Roma Antiga, evacuados pela polícia com cassetetes, depois de terem ocupado o antigo anfiteatro para protestar em defesa de seu trabalho.

Há dias que esses centuriões e gladiadores são afastados pela polícia da área em torno do Coliseu – onde se deixam fotografar ao lado dos turistas por alguns poucos euros – porque não têm autorização municipal para realizar o seu trabalho nas áreas arqueológicas de Roma.

Os trabalhadores, que se autodescrevem figurantes, organizaram protestos contra a medida nos últimos dias, que culminaram com a ocupação simbólica do Coliseu.

"O que sabemos é que dois homens entraram no Coliseu em roupas civis e pagaram pelo ingresso. Já dentro do anfiteatro, baixaram cestos até a rua, onde foram colocados os trajes de época. Em seguida, anunciaram a ocupação do Coliseu e começaram o protesto", disse Pasqua Recchia, secretário geral do Ministério dos Bens Culturais.

De dentro do Coliseu, os centuriões e gladiadores estenderam faixas de protesto e gritaram palavras de ordem como "Permitam que trabalhemos no Coliseu!", "Deixe-nos aqui!" e "Nós queremos ficar!", para o espanto dos turistas estrangeiros que se perguntavam o que estava acontecendo.

Davide Moscato, um representante dos figurantes, falou com os jornalistas e disse que "na terça-feira (10) tivemos uma reunião com a prefeitura e as coisas caminhavam bem, mas ontem (11) representantes do Ministério dos Bens Culturais sequer compareceram ao encontro marcado".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios