Notícias

Químico italiano fica surpreso por não receber Prêmio Nobel

O químico italiano Vicenzo Balzani disse ter ficado "surpreso" por não ter sido incluído entre os vencedores do Prêmio Nobel de Química.

O trio de pesquisadores Jean-Pierre Sauvage, James Fraser Stoddart e Bernard Feringa conquistou o feito pelo desenvolvimento de máquinas moleculares.   

"Inicialmente, fiquei surpreso de não estar entre os nomes, mas tudo bem. É bonito também chegar em quarto lugar, vamos usar a filosofia para lidar com isso", disse Balzani à agência Ansa

Professor emérito da Universidade de Bolonha, o químico atuou com dois dos três vencedores de maneira muito próxima e tem dezenas de estudos sobre os "motores moleculares". Sua contribuição é especialmente importante na questão dos "interruptores" que ativam os dispositivos que devem revolucionar o setor da nanotecnologia.   

"Os nossos colegas que foram premiados foram muito bons em sintetizar aquilo que nós sugeríamos. A nossa contribuição foi complementar o trabalho deles e estamos contentes também.   

Obviamente, um pouco frustrados, mas também não. Receber o Nobel muda a sua vida e há, talvez, muita responsabilidade. Pensando nos meus filhos, estou mais feliz que tenha ocorrido assim", concluiu Balzani. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios